top of page

CONHEÇA O MAESTRO

CLAUDE BRENDEL

IMG-20221203-WA0001.jpg

CONHEÇA O MAESTRO CLAUDE BRENDEL

 

O maestro francês Claude Brendel, natural da região da Alsácia, na França, dedicou-se à regência orquestral depois de uma extensa carreira como trompetista em várias orquestras sinfônicas e de sopro na França, mas especialmente depois de conhecer o Maestro Jean-Claude Hartemann, diretor musical honorário da Opéra National de Paris, que teria uma grande influência em sua carreira como jovem maestro. Primeiro regente convidado, juntamente com seu mestre, do Rencontres Lyriques de Luchon em 1991, ele se tornou seu diretor musical de 1994 a 1996, juntamente com a grande soprano francesa Suzanne Sarroca.

 

Em 1995, ele participou do primeiro Concurso Internacional Leonardo Bernstein para Jovens Regentes na Royal Academy of Music em Londres.

 

Claude Brendel dá concertos, masterclasses e palestras em todo o mundo, principalmente na China (Pequim, Xangai, Guangzhou, Ningbo, Qingdao...), no Vietnã (Orquestra Sinfônica Nacional do Vietnã Hanói, Orquestra de Ópera e Balé HoChiMinh), Albânia (Orquestra de Ópera, Orquestra Nacional de Rádio e Televisão da Albânia em Tirana), Hungria (Academia Franz Liszt de Budapeste) e Brasil (Brasília), onde a Academia Claude Brendel dedicada à formação de maestros e músicos de orquestra será criada em 2019.

 

Em contato constante com as gerações mais jovens de músicos, ele naturalmente acrescenta uma dimensão educacional ao seu trabalho, regendo a Orquestra da Universidade de Estrasburgo de 1996 a 2001, a orquestra sinfônica do Conservatório de Mulhouse de 1996 a 2005 e a orquestra sinfônica do Conservatório de Rouen de 2005 a 2021, da qual também foi diretor.

 

Amigo íntimo de compositores contemporâneos, Claude Brendel rege as estreias mundiais e francesas de obras de Philippe Chamouard, François Rossé, Charles Chaynes, François Tashdjian, Jean-Philippe Bec, Lè Bang, Douglas Braga, Naji Hakim, Ignacio Martinez-Madrigal, Henrique Machado, Timóteo Esteves, Leonardo Paz e Rafael Dias-Belo.

 

Radicado na capital austríaca Viena desde 2021, é professor de música no Lycée Français de Vienne, onde criou o sistema ECHO - Escola Coral e Orquestral. Parceiros de prestígio estão apoiando esse projeto, incluindo a Orquestra Filarmônica de Viena e a Filarmônica da Universidade de Viena, abrindo oportunidades para concertos nas principais salas de concerto de Viena, incluindo a Musikverein e a Konzerthaus.

 

Em agosto de 2025, a convite da Filarmônica de Viena, Claude Brendel conduzirá uma sessão de ópera dedicada a jovens talentos como parte do Festival de Salzburgo.

 

Sempre fascinado pela orquestra de sopros e seus repertórios, em janeiro de 2025 foi nomeado Maestro principal da Orquestra de Sopros do 15º Distrito da Cidade de Viena.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
bottom of page