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DIRETOR GERAL

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                                       CARLOS GONTIJO

Músico, pesquisador, produtor, professor. Saxofonista brasileiro, dedicado à pesquisa e à divulgação do repertório “erudito” para o saxofone, artista SELMER PARIS® e VANDOREN PARIS®, especializado em saxofone pelo Conservatoire de Musique de Rouen - França, mestre em música pela Université de Rouen - França, e portador de vários prêmios nacionais e internacionais. O saxofonista brasiliense Carlos Gontijo é um dos mais ativos saxofonistas eruditos brasileiros da nova geração no cenário nacional e internacional. Como solista, camerista e recitalista, já se apresentou nas principais salas de concerto do Brasil e em salas de concerto na Argentina, Uruguai, França, Bélgica, Portugal e Espanha. Atualmente, é doutorando em Execução Musical (saxofone) na Universidade Federal da Bahia (UFBA), membro dos quartetos de saxofones Art&Sax e Brasília Sax, saxofonista da Banda Sinfônica da PMDF, Diretor Geral do ESAX BRASÍLIA, do Festival JAZZ WINE AND BEER, da ACADEMIA CLAUDE BRENDEL e do BRASÍLIA SAX FEST. Dedica-se intensamente à pesquisa sobre o saxofone erudito no Brasil, trabalha em colaboração com diversas orquestras e compositores, estreando obras e realizando concertos, masterclasses, palestras e workshops em festivais no Brasil e no exterior.

DIRETORA DE PRODUÇÃO

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                                         MANOELA NEVES

Estudou Administração de Empresas, Gestão de Eventos, História da Arte, Curadoria de Exposições, e participou de eventos como a “Semana do Pensamento Criativo” – Caixa Cultural e cursos como o de “Cuidados Básicos com Coleções e Obras de Arte” – Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Iniciou sua carreira em Eventos através de um estágio, quando era estudante de Administração de Empresas, em 2005. Desde então, atuou em várias áreas de produção, sempre guiando o eixo executivo-administrativo em suas atividades.

Participou das edições 2005, 2007, 2008 e 2009 do Festival Internacional de Cinema de Brasília – FIC Brasília, nas áreas de Passagem e Recepção de Convidados, Recepção de Convidados, Passagem (Coordenadora) e Tráfego de Filmes (Coordenadora), respectivamente.

Desde 2012, é Administradora e Produtora da Sinfonia Brasil Geek (Antiga Orquestra VGMus), uma orquestra especializada em trilhas sonoras de filmes, animações e jogos eletrônicos. Produziu concertos para o Simpósio Brasileiro de Games (SBGames), Video Game Show (VGS), Clube do Choro, Um Sonho de Natal Caixa – Caixa Cultural, Festival Internacional de Arte e Tecnologia (FIART) - CCBB, Festival Drive-In – Aeroporto de Brasília, Palco Céu de Brasília, do Festival Brasília Iluminada e Festival de Natal do Pátio Brasil Shopping, dentre outros.

Em 2013, formou-se no módulo básico do curso de Violino no CEP-Escola de Música de Brasília. Também foi voluntária na Cerimônia de Abertura da Copa das Confederações FIFA e atuou como Coordenadora de Attachés na Gymnasiade, sediada em Brasília. No ano seguinte, realizou a tradução simultânea de aulas de trompete popular com o Professor Rex Richardson (EUA), durante o 36º Curso Internacional de Verão de Brasília – CIVEBRA, realizado pelo CEP-Escola de Música de Brasília. Já em 2016, trabalhou como Venue Photo Manager no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, durante a Olimpíada Rio 2016.

Durante a pandemia de COVID-19, atuou na área de Controle de Prevenção de COVID na CONMEBOL Copa América, em 2021.

Em 2022, coordenou o Programa de Visitação Escolar da 36ª Feira do Livro de Brasília – FeLiB e foi responsável pelas equipes de Recepção, Hotéis e RH das Paralimpíadas Escolares 2022 – Regional Brasília.

Também participou do módulo Produção de Óperas do 2º Ópera Estúdio da Casa da Cultura de Brasília, no espetáculo “As Divas e O Maestro”, foi assistente de resultados no Meeting Paralímpico Caixa, Assistente de Produção na Ópera “Rigoletto” e prestou consultoria de Produção executiva na Oca do Lago. Também coordenou as visitas escolares do projeto Viva BSB e encerrou 2022 atendendo os artistas que se apresentaram no Festival do Futuro, onde trabalhou como Produção local de logística, focada em artístico.

Em 2023 produziu a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Música e Artes de Brasília (OSCMAB), na apresentação “Cazuza in Concert”, atuou na produção do IV FIC Fantástico, Festival de Cinema que ocorreu em março e abril, no CCBB Brasília e nas unidades do SESC DF. Também fez a interpretação simultânea da masterclass "A representação do trauma através da ficção" da diretora Soudade Kaadan, dentro da programação da 3ª Mostra de Cinema Árabe Feminino, em abril no CCBB Brasília.

Foi convidada a fazer parte da diretoria da Academia Claude Brendel de Regência e Música Orquestral e é representante no Brasil da International Brazilian Opera Company (IBOC), organização sem fins lucrativos com sede em Nova York.

Manoela atende também como Personal Concierge, ou, como gosta de dizer quando lhe perguntam o significado do termo, “Resolvedora de problemas”. A combinação da sua experiência em empregos CLT, com os anos de Produção Cultural e atendimentos personalizados como Personal Concierge foram essenciais para a construção de um background sólido e vasto de trabalho bilíngue (Certificação TOEFL em Inglês).

DIRETOR DE PALCO E LOGÍSTICA

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                                       MARCÍLIO SANTANA

É trompetista e membro fundador da Orkestra Rumpilezz, sob a batuta do Maestro Letieres Leite. Graduado em Música (Instrumento) pela Universidade Federal da Bahia em 2006, teve como orientadores os professores Horst Schwebel e Heinz Schwebel. Em 2018, obteve o título de Mestre em Música pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Música da UFBA, sob a orientação do Dr. Heinz Schwebel. 

Marcílio é membro da International Trumpet Guild, tendo participado ativamente das convenções nos anos de 2015 e 2016. 

Em sua trajetória musical, Marcílio fez parte da Orquestra de Câmara da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e também integrou a banda do Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas, campus Palmeira dos Índios. 

Entre 2007 e 2014, Marcílio integrou a Banda do cantor baiano Ricardo Chaves, a quem  teve a oportunidade de acompanhar, além de gravar com grandes nomes da música brasileira, como Gal Costa, Caetano Veloso, Denny, Margareth Menezes, Falcão e Ricardo Chaves. 

Atualmente, faz parte do quadro de músicos da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Distrito Federal. Em seus 25 anos de carreira, atuou em variados ambientes musicais, desde recitais solo até concertos com orquestras, bandas e big bands. 

Na área da educação musical, foi professor de música no Colégio Estadual Professor Edison de Sousa Carneiro e na Cidade do Saber em Camaçari-BA, contribuindo para a formação de jovens músicos. 

Marcílio participou de Master Classes com grandes nomes do trompete, como Charles Schlueter, Joatan Nascimento, Adam Rapa, Arturo Sandoval, Jeff Work, Tomas Hooten, David Hickman, Giuliano Somerhalder, Fernando Dissenha e Fábio Brum. 

Com a Orkestra Rumpilezz, acompanhou artistas como Lenine, Gilberto Gil, Joshua Redman, Carlinhos Brown, Ellen Oléria e Saulo Fernandes.

Ao longo dos anos, sua trajetória inclui apresentações em festivais de música, gravações de álbuns e turnês nacionais e internacionais, consolidando seu nome como um trompetista de grande atividade no cenário musical brasileiro.

DIRETORA DE AÇÕES FORMATIVAS

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                                           EIDA MESSIAS

Grande amante das artes, Eida é dançarina e musicista desde criança, tendo se especializado em flauta (doce barroca) com foco na música antiga. Participou de diversos festivais de música antiga no Brasil e no exterior. Paralelamente a carreira de musicista, é bacharel em Direito pela Universidade de Brasília – UnB (1995 a 1999) e possui pós-graduação em Interlinguística e Esperantologia pela Universidade Adam Mickiewich – UAM em Poznan, Polônia (2014 a 2023). Cursou a Escola Superior da Advocacia – ESA (2000 e 2001). Concluiu os cursos preparatórios da Escola Superior da Magistratura entre os anos de 2001 e 2004 e foi aluna do Curso Sui Juris, nos anos de 2010 e 2011. Também cursou dois semestres do curso de Artes – Licenciatura em Música na UnB, entre os anos de 2006 e 2007. Estudou inglês e francês no Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho, entre os anos de 1989 e 1996. Possui certificado (Quadro de Referência Europeu) de nível C1 de proficiência em esperanto, expedido pela Universidade de Budapeste, Hungria e nível intermediário (sem certificação) em inglês e francês. É analista judiciário do TJDFT desde novembro de 2000.

Foi musicalizada na infância pelo seu pai, Adirson Messias Lima (flauta doce) e pelo professor Roberval Nazário (clarineta e saxofone).

Integrou a Banda Marcial do Centro de Ensino Santa Rita de Cássia, que ganhou, na década de 1980, o primeiro lugar no Concurso Bandas na Primavera.

Iniciou seus estudos em violino aos 14 anos, na Liberarte Escola de Música, com os Professores Egon Francisco de Mattos, Kalley Seraine e Sandra Jerusa. Durante seus estudos universitários, estudou alguns semestres de violino com a professora Valeska Hadelich, como disciplina de módulo livre.

Iniciou seus estudos regulares em flauta doce e clarineta no CEP-Escola de Música de Brasília em 2002, sob a orientação dos professores Sueli Helena de Miranda, Marília Carvalho, Karla Dias, Taís Vilar, Félix Alonso, Fernando Machado e Kassulinha.  Em 2005, formou-se no Curso Básico de flauta doce do CEP-EMB. Fez também um recital em 2009, todavia, sem concluir o curso técnico. Continuou os estudos no curso técnico em flauta doce do CEP-EMB, interrompido, às vésperas de seu recital de formatura, pela pandemia de COVID-19.

Foi regente e integrante do Coral Esperantista de Brasília, entre os anos de 1999 e 2007.

Foi aluna destaque das Oficinas de Regência Coral I e II, ministradas pela Maestrina Rita Conte, nos Cursos Básicos Pontuais da Escola de Música de Brasília, entre 2005 e 2010.

Em 2010, ministrou as oficinas de forró e samba-no-pé do encontro de verão dos esperantistas na Maison Culturelle de l’Espéranto - Château de Grésillon, Bauge-en-Anjou, França.

Foi integrante do Coral Celacanto provoca Maremoto, regido pelo Maestro Lincoln Andrade, entre 2002 e 2003, e da Banda de Música Antiga do CEP-EMB, entre 2002 e 2010.

Iniciou seus estudos em canto com o professor André Vidal, de quem recebeu o convite para integrar, entre 2008 e 2017, o grupo vocal Boca do Mundo, com quem participou do Festival Ensembles Polyphoniques en Provence, na França, no ano de 2016.

Em 2014, concluiu o Curso de Cerimonial e Eventos, promovido pelo Instituto L. Vicente Cernichiaro, escola de formação do TJDFT.

Em 2015, iniciou seus estudos em percussão árabe (derbake) com o professor egípcio Mahmoud Al Masri.

Participou como aluna, regente observadora e auxiliar de logística da Academia Claude Brendel de 2019.

Auxiliou na produção e logística dos Encontros de Saxofonistas de Brasília de 2013 e 2014 - ESAX BRASÍLIA 2013 e ESAX BRASÍLIA 2014, do BRASILIA SAX FEST 2015, da Academia Claude Brendel 2019 e da Academia Claude Brendel 2021.

Compôs a equipe de organização e logística do Encontro de Saxofonistas de Brasília de 2023, ESAX BRASÌLIA 2023. Fez as interpretações simultâneas durante os ensaios da Banda da PMDF, no ESAX 2023, com o Maestro Alain Crepin e durante a visita do Professor Marc Sieffert ao Projeto Musical Arte Jovem.

Em 1993, Iniciou seus estudos em dança com os professores Mariângela Varisco e Paulo Pivetta. Integrou o grupo Aiua!, coordenado pela professora Cinthia Nepomuceno. É fundadora e integrante da Cia Calli de Danças Ciganas Artísticas e do Duo Therpsichore de ATS/FCBD. Integra os grupos Deusas da Lua de Danças Ciganas Artísticas e Areté Brasil de Carimbó e Cacuriá.

Em 2023, foi convidada a integrar diretoria da Academia Claude Brendel de Regência e Prática Orquestral. Atualmente, é aluna de saxofone do professor Carlos Gontijo. 

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