A ORQUESTRA SINFÔNICA

DA

ACADEMIA CLAUDE BRENDEL

A Orquestra Sinfônica da Academia Claude Brendel é um grupo sinfônico formado por músicos altamente capacitados selecionados por audição prévia. A Orquestra Sinfônica tem  a finalidade de servir aos participantes da Academia (instrumentistas e regentes) como um laboratório para a prática orquestral e para a prática de regência, além de preparar o repertório proposto pelo Maestro Claude Brendel e realizar o grande concerto de encerramento da Academia.

 

Além da Orquestra Sinfônica, a Academia Claude Brendel conta também com a Orquestra de Câmara que é composta pelos músicos da Orquestra Sinfônica, em esquema de revezamento, e que serve de laboratório aos Alunos Executantes de regência nas master-classes de REGÊNCIA ORQUESTRAL.

Na edição de 2021, a Academia conta com uma novidade na formação da Orquestra Sinfônica. Fruto de uma parceria com o Conservatório de Rouen (França), a partir  desta edição a Academia receberá jovens músicos franceses atualmente em formação profissional no Conservatório de Rouen, ou ex-alunos do Conservatório de Rouen já em formação em escolas superiores na França ou em outros países europeus.

 

A Academia, contando com o apoio da Embaixada da França e da Aliança Francesa de Brasília, vislumbra a inserção numa dinâmica de abertura internacional, promovendo uma parceria estratégica com a França e, mais particularmente, com o Conservatório Regional de Rouen.

 

A parceria com este último já é muito real, visto que a partir da edição 2019 da Academia, músicos e maestros foram agraciados com um convite especial que lhes permitiu seguir uma formação artística e uma vivência cultural e linguística, com a duração de um ano, na França, naquele conservatório.

 

A proposta é promover esse intercâmbio cultural entre os músicos brasileiros e franceses em uma dinâmica de profissionalização através da imersão musical e cultural.

 

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle