logo conservatoire de Rouen (rectangle)_edited.jpg

ACADEMIA CLAUDE BRENDEL

Premiação Especial – Carta-Convite para Estudos no Conservatório Regional de Rouen – França

Termos de Utilização da Carta-Convite

Carta convite para estudar no Conservatório de Rouen – França

 

Circunstâncias gerais

 

A carta-convite abre a perspectiva de uma imersão artística, cultural, linguística e humana de um ano letivo na França, no Conservatoire à Rayonnement régional de Rouen (Normandia), no âmbito da parceria desenvolvida entre a Academia Claude Brendel-Alliance Française de Brasília, a Prefeitura de Rouen e seu Conservatório.

 

Esta oportunidade é oferecida todos os anos a um maestro e um instrumentista da orquestra que tenham demonstrado especial destaque durante a Academia, e ao compositor vencedor do concurso de composição (organizado pela Academia), cuja obra vencedora será interpretada pela Orquestra da Academia no concerto de encerramento.

 

Eles terão o apoio da Embaixada da França no Brasil, que concederá a cada candidato uma bolsa de €1000 para facilitar sua chegada e instalação na França em Rouen.

 

Seleção de candidatos

 

A escolha do maestro e instrumentista fica a critério do maestro Claude Brendel, que tomará sua decisão no final da Academia, e cumprirá com as expectativas definidas com o Conservatório de Rouen.

 

Observação : o regente é o destinatário da carta-convite dando a oportunidade de mergulhar um ano letivo na França no Conservatório de Rouen “ (ver seção “ESTUDOS na FRANÇA“), será escolhido entre os regentes destaques.

 

A escolha do compositor fica a critério do júri do concurso de composição. O 1o Prêmio inclui a possibilidade para o compositor vencedor de um ano de imersão na classe de composição do Conservatório de Rouen.

 

Características da carta-convite

 

Válido por dois anos (uma chegada a França só pode ser adiada uma vez), facilita também o processo de recrutamento devido à distância geográfica dos candidatos (redução de viagens) e antecipa a sua recepção no Conservatório de Rouen. Depois de ter passado os testes de elegibilidade (vídeo e entrevista em Visio), o Conservatório emite um certificado de admissão que permite iniciar os procedimentos administrativos: consular para a obtenção de um visto e aqueles relativos à chegada e liquidação em Rouen.

 

Uma residência em Rouen oferece a possibilidade de uma tarifa adaptada para as taxas de inscrição no Conservatório, com a condição de se inscrever assim que chegar à França na Caisse d’Allocation Familiale – CAF, que emite um número de subsídio que permite a cada estudante comprovar sua situação financeira pessoal. O número CAF é imprescindível para beneficiar da tarifa mínima fixada em 150€ por ano letivo.

 

Compromissos da Academia

 

A Academia Claude Brendel atribuirá um diploma específico e proporá para a próxima edição da Academia :

-ao regente, um registro isento em 100 % da taxa de inscrição

-ao instrumentista, uma renúncia dos testes de seleção em vídeo

 

O regente beneficiará do estatuto de “Regente Assistente” do Maestro Claude Brendel, com a possibilidade de uma master class, trabalhando com a Orquestra da Academia na forma definida pelo Maestro e beneficiando de uma discussão personalizada sobre o projeto de gestão profissional-carreira.

 

A organização da Academia Claude Brendel fornecerá as informações necessárias para facilitar as formalidades administrativas dos requerentes (obtenção de visto, aprendizagem da língua francesa, alojamento…).

 

Também serão dadas informações durante a Academia, a fim de sensibilizar todos os participantes para esta perspectiva.

Pré-requisitos para candidatos

 

-Atender às expectativas expressas pela Embaixada da França após a concessão de uma bolsa de estudos

-Cumprir com os requisitos administrativos (consular, viagem, estadia na França. . . )

-deve dominar a língua francesa em um nível B1 na chegada à França, a fim de facilitar a integração

e poder fazer cursos “teóricos” no Conservatório (formação musical, cultura musical, análise. . . )

-certifique-se de que a situação pessoal no Brasil esteja de acordo com esse projeto (estudos, atividade profissional, organização familiar, etc. )

-fornecer os recursos financeiros necessários (viagem, alojamento, alimentação, taxas de inscrição. . . )

 

Admissibilidade ao Conservatório (prática dominante)

 

-Regente: produção de um vídeo com a apresentação de uma obra ou de um trecho de uma obra imposta e apresentação de vídeos de concertos e/ou ensaios.

-instrumentista: fazendo um vídeo com a interpretação de 2 obras (obra imposta + obra escolhida).

-compositor: apresentação de 5 obras escritas para diferentes tipos de formação (instrumental, vocal…), gravações ou vídeos dessas obras e/ou de outras obras já produzidas.

 

Os vários vídeos e documentos devem chegar ao Conservatório de Rouen no final de janeiro/início de fevereiro.

 

Para todos:

-uma carta de motivação (estudos na França e projeto) e um CV (cursos e validações)

-uma entrevista no Visio durante o mês de março (nível de linguagem, motivação, projeto…)

 

Cursos de estudo

 

Com o objetivo de facilitar a organização para todos, os candidatos serão orientados para este ano de imersão no 3o ciclo. Isto induz uma chegada imperativa na França, em Rouen, no final de agosto, a fim de estar operacional no início de setembro para formalizar a admissão através do exame de admissão, e para fazer os testes de nível e vários compromissos relacionados com a organização da formação.

 

Organização e acompanhamento durante o ano de imersão

 

Uma vez admitidos, os candidatos devem seguir um curso completo do 3o ciclo, conforme definido nos regulamentos do estudo (prática dominante, – instrumento, direção ou composição – música de câmara, orquestra, formação musical, cultura e história da musica, análise. . . ) No final do ano de imersão, será realizada uma avaliação e avaliação que incidirá sobre a formação artística, as competências linguísticas, as qualidades e aptidões humanas. A continuação do curso será objeto de consulta entre as duas partes, a fim de analisar a coerência do projeto e definir o curso adequado.