top of page

REGULAMENTO DA EDIÇÃO 2024

1 - Da Academia Orquestral: A Academia Claude Brendel é uma iniciativa privada, de fomento à cultura, ao ensino e aperfeiçoamento de músicos de orquestra (instrumentistas e regentes), voltada para a prática de orquestra e formação/aperfeiçoamento de regentes.

2 - Das datas: a Academia Claude Brendel acontecerá de 07 a 20 de julho de 2024, com o concerto de encerramento às 19h30 horas do dia 20 de julho de 2024, em local a ser definido.

3 - Do local: A Academia Claude Brendel terá sede nas instalações da Aliança Francesa de Brasília - Polo Asa Sul, localizada à SEPS 708/907 - Asa Sul - CEP 70.390-079, podendo ter os ensaios da orquestra em outro local a ser definido e divulgado posteriormente.

4 - Do público-alvo: A Academia Claude Brendel tem como público-alvo músicos de todas as nacionalidades, sem limite de idade, dentre as seguintes especialidades: Regência, Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta Transversal, Oboé, Clarineta, Saxofone, Fagote, Trompete, Trompa, Trombone, Tuba, Harpa, Tímpano e Percussão.

5 - Das inscrições: As inscrições para os INSTRUMENTISTAS serão realizadas no período de 12 de fevereiro de 2024 a 06 de maio de 2024 e para os REGENTES EXECUTANTES E OUVINTES de 12 de fevereiro de 2024 a 07 de julho de 2024 (ou enquanto durar as vagas disponíveis).

          5.1 - Observando os seguintes valores:

          REGENTE EXECUTANTE:

          Investimento: R$758,00 (setecentos e cinquenta e oito reais)

          

          Benefícios:

          - Master Class individual com o Maestro Claude Brendel e a Orquestra à sua disposição;

          - Atelier de prática de regência com o Maestro Claude Brendel e um pianista à sua disposição;

          - Possibilidade de receber o prêmio "REGENTE DESTAQUE" e reger a Orquestra no concerto

             de encerramento;

          - Atelier de Análise Musical;

          - Atelier de Marcação de Partitura;

          - Acesso aos ensaios da Orquestra;

          - Possibilidade de ensaiar a Orquestra sob a supervisão do Maestro Claude Brendel;

          - Possibilidade de receber o prêmio "CARTA-CONVITE DE ESTUDOS NA FRANÇA";

          - Participação na "MESA REDONDA" com o Maestro Claude Brendel.

          REGENTE OUVINTE:

          Investimento: R$600,00 (seiscentos reais)

          Benefícios:

          - Participação em todas as atividades podendo somente observar e fazer perguntas;

          - Acesso aos ensaios da Orquestra;

          - Participação na "MESA REDONDA" com o Maestro Claude Brendel.

          INSTRUMENTISTA:

          Valor: GRATUITO

          5.2 - As inscrições para a classe de regência serão realizadas unicamente na modalidade online de acordo com as instruções constantes do site: www.academiaclaudebrendel.com/inscreva-se

          5.3 - A inscrição na Academia Claude Brendel garante:

  • Aos regentes: participação em todas as aulas de regência (conforme modalidade escolhida no ato da inscrição - Vide item 6 - DA PRÁTICA DE REGÊNCIA) e dos ensaios da Orquestra da Academia Claude Brendel. Aos REGENTES EXECUTANTES, além da aula de prática de regência com a orquestra, será disponibilizado ateliers de prática de regência com piano pelas manhãs. É facultado ao regente inscrito na Academia, caso deseje, após avaliação do Maestro Claude Brendel, participar da Orquestra como instrumentista.

  • Aos instrumentistas: participação na Orquestra Sinfônica da Academia Claude Brendel.

6 - DA PRÁTICA DE REGÊNCIA

              6.1 - Do horário: A prática de regência será realizada nos turnos matutino e vespertino, sendo das 8h30 às 12h com piano e das 14h30 às 19h com a orquestra.

          6.2 - Das aulas: As aulas serão ministradas nos seguintes formatos: uma aula inaugural expositiva sobre temas determinados pelo Maestro Claude Brendel, prática gestual coletiva, master-classes individuais (abertas a todos os inscritos na prática de regência), uma mesa redonda ao final do evento, com todos os alunos da prática de Regência. Os regentes inscritos na modalidade Executante terão um momento de 45 minutos para ensaiar a Orquestra Sinfônica e alguns momentos (organizados e definidos pelo Maestro Claude Brendel e pela Organização) para realizar a prática de regência com um pianista. 

 

          6.3 - A prática de regência será oferecida em duas modalidades: REGENTE EXECUTANTE e REGENTE OUVINTE. A escolha será realizada no ato da inscrição (vide item 5, DAS INSCRIÇÕES) e conforme definições a seguir: 

             6.4 - Regente Executante:

          6.4.1 - Serão oferecidas 26 vagas para esta modalidade, na qual o aluno será orientado pelo Maestro Claude Brendel em master-classes de 45 minutos com a Orquestra e outros momentos com o pianista.

        6.4.2 - Durante este período de 45 minutos, na master class individual do REGENTE EXECUTANTE, a Orquestra de Câmara da Academia Claude Brendel estará à disposição do aluno e do maestro.

          6.4.3 - Para se inscrever nesta modalidade, o aluno deverá escolher a obra que deseja trabalhar durante a sua aula a partir da lista disponível para download neste link CLIQUE AQUI, observando-se o nível de cada obra e de acordo com a própria experiência em regência orquestral, conforme as indicações do arquivo.

          6.4.4 - Todos os regentes executantes deverão preparar a obra CHOCOLATES SINFÔNICOS de Maxime Goulet. Haverá seleção por critério exclusivo do maestro Claude Brendel de 4 alunos executantes, que receberão o certificado de “Regente Destaque”, e regerão um movimento cada um no Concerto de Encerramento da Academia.

             6.4.4.1 - O maestro escolherá os 4 Regentes Destaques dentre aqueles que tiverem no mínimo 75% de presença nas atividades da ACADEMIA CLAUDE BRENDEL 2024.

          6.4.5 - A ordem de passagem dos regentes executantes será definida por sorteio ao final da Cerimônia de Abertura (07 de julho de 2024). Os alunos que forem sorteados para ter a sua aula após o dia 17 de julho deverão ensaiar a Orquestra Sinfônica entre os dias 11 e 16, para que possam ser avaliados pelo maestro.

          6.4.6 - A escolha dos movimentos que cada aluno regerá será realizada em comum acordo entre os alunos e o maestro Claude Brendel.

             6.4.7 - O resultado da seleção dos 4 “Regentes Destaque” será divulgado no dia 17 de julho de 2024, às 19 horas.

            6.4.8 - Os regentes executantes poderão baixar todas as grades (condutores) de todas as obras do programa do concerto final da ACADEMIA CLAUDE BRENDEL 2024 aqui: CLIQUE AQUI

       

             6.5 - Regente Ouvinte:

 

          6.5.1 - Serão oferecidas 70 vagas para esta modalidade, na qual o aluno assistirá a todas as aulas ministradas pelo maestro Claude Brendel, e poderá participar e levantar questões durante as aulas, mas não terá a oportunidade de reger a Orquestra de Câmara da Academia Claude Brendel, não poderá participar das práticas de regência com o pianista e nem poderá fazer master-class individual de 45 minutos com a Orquestra.

          6.5.2 - Os regentes ouvintes poderão, caso desejem, compor a Orquestra Sinfônica, atuando como instrumentista, desde que avaliados previamente pelo maestro e equipe organizadora da Academia.

           6.6 - Da programação das aulas de Regência:

- 8 de julho de 2024 - Aula Inaugural (expositiva) às 14h: Tema à escolha do maestro Claude Brendel.

- 9 a 18 de julho de 2024 – Atelier de prática de regência com piano e Master-classes Individuais de Regência com a Orquestra.

- 19 de julho de 2024 - Mesa redonda com todos os alunos de regência às 17h (Aliança Francesa).

7 - DA PRÁTICA DE ORQUESTRA

          7.1 - A prática de orquestra será realizada através de ensaios diários no turno matutino (das 8h30m às 12hs da manhã), nos dias 8, 9, 10, 11, 12,15, 16, 17 e 18 de julho, e, eventualmente, em sistema de rodízio, pelo período vespertino (das 14 hs às 19 hs) para formação da Orquestra de Câmara da Academia Claude Brendel.

          7.2 - Serão realizados 3 concertos, sendo o primeiro no dia 14 de julho, às 19h na Embaixada da França, o segundo (Música de Câmara) no dia 19 de julho, às 19h na Aliança Francesa de Brasília, e o terceiro e último concerto, o Concerto de Encerramento da Academia Claude Brendel no dia 20 de julho de 2024, às 19h30 horas no Teatro Galpão do Espaço Cultural Renato Russo de Brasília. A orquestra poderá ser solicitada em caráter excepcional a critério do maestro e da coordenação, em locais e horários não especificados neste regulamento, durante o período de realização da Academia (07 a 20 de julho de 2024).

          7.3 - A orquestra será formada por 45 músicos nas especialidades mencionadas no item 4 — Do Público-Alvo — que serão selecionados por uma banca examinadora, através de vídeo de acordo com o número de vagas assim definido:

CORDAS

Violinos: 14 (sendo 8 primeiros violinos e 6 segundos violinos, os quais serão definidos pela banca examinadora)

Violas: 4

Violoncelos: 4

Contrabaixos: 2

MADEIRAS

Flautim: 1

Flautas: 2

Oboés: 2

Saxofone: 2 (1 soprano e 1 tenor)

Clarinetas: 2

Fagotes: 2

METAIS

Trompetes: 2

Trompas: 2

Trombones: 2

Tuba: 1

PERCUSSÃO 

Tímpano: 1

Percussão: 5

Harpa: 1

          7.4 - Fica a critério do maestro e da organização da ACADEMIA CLAUDE BRENDEL selecionar mais instrumentistas, além do número de vagas, para compor a orquestra da ACADEMIA CLAUDE BRENDEL para que seja feito um revezamento nos naipes.

 

             7.5 - Da seleção dos músicos que participarão das Orquestras da Academia Claude Brendel:

         7.5.1 - A seleção será realizada através de vídeos que deverão ser gravados e postados no YouTube ou Vimeo e cujos links deverão ser enviados entre 12 de fevereiro e 06 de maio de 2024 para o email: academiaclaudebrendel@gmail.com

            7.5.2 - Os vídeos deverão conter exclusivamente os trechos indicados no arquivo que encontra-se neste link: CLIQUE AQUI PARA BAIXAR OS TRECHOS ORQUESTRAIS PARA A AUDIÇÃO/VÍDEO

          7.5.3 - Para serem aceitos, os vídeos não devem conter cortes ou edições (durante a execução de cada obra), bem como devem ter boa qualidade de som e de imagem.

          7.5.4 - Cada candidato deverá falar/anunciar no vídeo, antes de tocar, os trechos orquestrais.

          7.5.5 - O resultado final da seleção será divulgado no dia 13 de maio de 2024.

       7.5.6 - Os músicos selecionados terão entre o dia 13 de maio e 10 de junho de 2024 para efetivarem a inscrição na Academia Claude Brendel enviando um e-mail para academiaclaudebrendel@gmail.com com o título EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO informando os seguintes dados: NOME COMPLETO, E-MAIL, TELEFONE CELULAR, DATA DE NASCIMENTO, RG, CPF, ENDEREÇO, ESCOLARIDADE, HÁ QUANTOS ANOS ESTUDA MÚSICA, ÚLTIMA OU ATUAL INSTITUIÇÃO DE ENSINO MUSICAL ONDE ESTUDOU OU ESTUDA, NOME DO ATUAL OU DO ÚLTIMO PROFESSOR DO INSTRUMENTO COM QUEM ESTUDA OU ESTUDOU e um BREVE RELEASE (histórico musical). NÃO SERÁ MAIS NECESSÁRIO efetuar pagamento de taxa de inscrição. A INSCRIÇÃO SERÁ GRATUITA!

          7.5.7 - Os instrumentistas inscritos deverão, obrigatoriamente, participar, quando convocados, da Orquestra de Câmara para as Práticas de Regência, que acontecerão no turno vespertino dos dias 8, 9, 10, 11, 12, 15, 16, 17 e 18 de julho de 2024. 

8 - DISPOSIÇÕES FINAIS

        8.1 - Ao efetuar a inscrição na Academia Claude Brendel, o músico declara que está ciente e concorda com todas as normas do presente regulamento.

         8.2 - Após efetuar o pagamento da taxa de inscrição, o participante que por ventura desistir de participar da ACADEMIA CLAUDE BRENDEL não terá o valor da taxa de inscrição restituído.

        8.3 - Em caso de cancelamento da Edição 2024 da ACADEMIA CLAUDE BRENDEL, por parte da organização, por motivos de força maior (pandemias, catastrofes metereológicas, saúde do maestro Claude Brendel, decisões judiciais, Estado de Sítio, Estado de Calamidade, crise política generalizada e problemas afins) o valor da taxa de inscrição será reembolsado descontando a taxa de administração do site/plataforma/cartão de crédito que é de 10% do valor. 

      8.4 - Os casos omissos serão solucionados pela Equipe Organizadora, juntamente com o candidato via e-mail: academiaclaudebrendel@gmail.com

bottom of page