ACADEMIA CLAUDE BRENDEL

PRÊMIO "COMPOSIÇÃO DO ANO" - 2021

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

 

1 - O PRÊMIO COMPOSIÇÃO DO ANO da Academia Claude Brendel é um Concurso Nacional de Composição de iniciativa privada, que visa: 

a) estimular a criação musical contemporânea brasileira;

b) favorecer o encontro e a troca entre criadores e intérpretes dos dias de hoje;

c) contribuir com a ampliação do repertório sinfônico brasileiro;

d) promover a música sinfônica brasileira no Brasil e no Exterior;

e) revelar novos compositores brasileiros, dando-lhes a oportunidade de ver sua obra executada por orquestras no Brasil e na França;

2 - O concurso será aberto a compositores brasileiros sem limite de idade.

Da Obra:

3 - Deverá ter a duração de 6 a 8 minutos;

4 - Pode conter até 3 movimentos (à escolha do compositor);

5 - Deverá conter sessões ou passagens que valorizem pelo menos um ritmo brasileiro (à escolha do compositor);

Será obrigatório o uso da cuíca e de pelo menos mais um instrumento tipicamente brasileiro na orquestração da obra, que poderão ser utilizados como solistas ou acompanhamentos, a critério do compositor.

6 - Deverá ter a seguinte instrumentação:

Cordas:

Violinos I e II

Violas

Violoncelos

Contrabaixos

Madeiras:

Flautas I e II

Flautim

Oboé I

Oboé II e Corne-Inglês

Saxofone Alto

Saxofone Tenor

Clarinetas I e II

Fagotes I e II

Metais:

Trompetes I e II

Trompas I e II

Percussão:

Tímpanos (sendo números 2 e 3 do jogo de 4)

Percussão (uma parte multipercussão, sabendo que haverão disponíveis 3 percussionistas)

7 - O compositor deve preocupar-se com o grau de dificuldade ou complexidade técnica, de forma que sua obra possa ser realizada a contento no contexto de um festival de música, tendo disponíveis apenas 4 ensaios.

8 - Deverá ser adotada a linguagem tonal e/ou modal, estruturada com a possibilidade da utilização de fórmulas rítmicas representativas da música brasileira;

9 - Caso opte por utilizar divises nas cordas, o compositor deverá ater-se a dividir no máximo duas vozes para cada estante.

10 - Fica a critério do compositor usar passagens de curta e/ou média duração com instrumentos solistas, mas deve-se tomar cuidado para a obra inteira (ou o movimento inteiro) NÃO ter caráter concertante;

Da Inscrição:

11 - As inscrições no Concurso serão gratuitas;

12 - Para participar, o compositor deverá enviar para o email academiaclaudebrendel@gmail.com os seguintes materiais/documentos:

a) Ficha de Inscrição devidamente preenchida e salva em formato PDF. CLIQUE AQUI para baixar a ficha de inscrição e o termo de sessão (ambos estão no mesmo arquivo - em WORD);

b) Release e CV atualizados em formato PDF;

c) A composição em dois arquivos, UNICAMENTE EM PDF: um contendo a GRADE (em formato A3) e o outro contendo TODAS as PARTES CAVADAS de todos os instrumentos (em formato A4);

d) Uma foto atual em boa resolução. 

e) Termo de sessão, devidamente assinado,  dos direitos de execução, divulgação, reprodução e imagem da obra pela Academia Claude Brendel, pela Orquestra do Conservatório de Rouen e pelo Conservatório de Rouen a qualquer tempo.

13 - O assunto do e-mail deverá ser no modelo abaixo:

              INSCRIÇÃO NO CONCURSO DE COMPOSIÇÃO – Nome do Compositor.

14 - Serão aceitas obras enviadas até, no máximo, dia 01 de junho de 2021;

15 - O resultado será divulgado no dia 15 de junho de 2021.

Da Comissão Julgadora:

16 - A comissão julgadora será compostas por professores e compositores franceses à escolha do Maestro Claude Brendel;

17 - A comissão julgadora escolherá apenas uma obra;

18 - A comissão julgadora é soberana e após o resultado NÃO serão aceitos recursos;

19 - Os compositores das obras não vencedora poderão ter feedback das obras pelo próprio maestro e/ou dos membros da comissão julgadora.

Da Premiação

 

20 - Será oferecido ao compositor/obra vencedor(a):

a) Estreia Mundial da obra pela Orquestra Sinfônica da Academia Claude Brendel 2021, programada para o Concerto de Encerramento da Academia Claude Brendel - Edição 2021, que será realizado no dia 15 de julho às 20 horas;

b) Estreia Européia da obra, França, pela Orquestra Sinfônica do Conservatoire à Rayonnement Régional de Rouen, na temporada artística de 2021-2022 da orquestra;

c) Certificado e Troféu de "COMPOSIÇÃO DO ANO" entregues na cerimônia de Abertura e Encerramento da Academia Claude Brendel 2021;

d) Especialização em Composição na classe de composição do Conservatoire à Rayonnement Régional de Rouen pelo período de 1 ano;

e) Prêmios surpresas poderão ser atribuídos pelos patrocinadores da Academia Claude Brendel 2021.

Das Disposições Finais

21 - Ao se inscrever, o candidato (compositor) concorda com todos os termos deste edital;

22 - Fica reservado ao compositor selecionado o direito de trabalhar a preparação da obra juntamente com o maestro Claude Brendel nos ensaios da Orquestra Sinfônica da ACADEMIA CLAUDE BRENDEL durante a Academia;

23 - A inobservância a qualquer norma deste edital acarretará na eliminação do candidato do certame;

24 - casos omissos serão solucionados pelo Maestro Claude Brendel e pela Equipe Organizadora da Academia Claude Brendel;

25 - Dúvidas poderão ser dirimidas através do e-mail academiaclaudebrendel@gmail.com 

ACADEMIA CLAUDE BRENDEL

Premiação Especial – Bolsa de Estudos no Conservatório Regional de Rouen – França

Termos de Utilização da Bolsa de Estudos

 

  1. A bolsa de estudos oferecida pela Academia Claude Brendel é um prêmio especial concedido pelo Maestro Claude Brendel e pelo Conservatório Regional de Rouen – França – aos músicos que se destacarem durante as atividades propostas pela Academia.

  2. Serão 5 vagas para instrumentistas e 1 para regente. A escolha de cada premiado será feita pelo próprio maestro ao final do evento, segundo critérios próprios e em acordo com as exigências e pré-requisitos estabelecidos pelo Conservatório Regional de Rouen (França)

  3. A bolsa de estudos oferecida pela Academia Claude Brendel dá direito a: dispensa de prova para admissão no Conservatório, Carta de Aceitação no Conservatório Regional de Rouen em nível definido pelo maestro, que poderá ser reajustado pelos professores da área no próprio Conservatório e garantia do menor valor possível da taxa de anuidade escolar (130 Euros anuais) no Conservatório.

  4. Todos os contemplados com a bolsa de estudos receberão igualmente: o Diploma de Bolsista da Academia Claude Brendel e inscrição para a edição seguinte (caso ocorra) da Academia Claude Brendel com 100% de isenção da taxa de inscrição conforme a seguir:

    • Os instrumentistas bolsistas poderão se inscrever gratuitamente como instrumentistas; ​

    • O regente bolsista terá o direito de participar da Academia como regente assistente do maestro Claude Brendel na edição seguinte. Obs: O regente assistente NÃO será considerado ALUNO EXECUTANTE ou OUVINTE, estando assim excluído de qualquer premiação. Caso deseje concorrer aos prêmios da edição seguinte deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição como ALUNO EXECUTANTE.

  5. A condição de aluno do Conservatório Regional de Rouen dá direito ao contemplado a participar das disciplinas práticas e teóricas obrigatórias e optativas em que for aceito (incluindo fazer parte da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Rouen), das atividades extra-curriculares do Conservatório (como apresentações dentro e fora do Conservatório, concertos dentro e fora da França, master-classes, residências artísticas, palestras, workshops, concursos, etc.)

  6. A carta de aceitação fornecida pelo Conservatório para a Academia Claude Brendel também permitirá que o contemplado inicie todos os procedimentos consulares necessários para a obtenção do visto de estudante.

  7. Caberá ao contemplado a resolução de todas as exigências Consulares (burocráticas) para a obtenção de visto e outras exigências para permanência na França como estudante, durante o período em que lá se encontrar por razão da bolsa.

  8. A Organização da Academia Claude Brendel oferecerá a orientação necessária para que o contemplado cumpra todas as exigências burocráticas para a obtenção do visto de estudante perante a Embaixada Francesa.

  9. A Bolsa de estudos terá validade para início em setembro de 2022. O contemplado que não efetuar todos os procedimentos consulares necessários para obtenção do visto e não efetuar a sua matrícula no Conservatório até esta data, perderá o direito à bolsa.

  10. A duração da bolsa será determinada pelo Conservatório Regional de Rouen, de acordo com o rendimento do aluno no curso.

  11. Para utilização da bolsa, o contemplado deverá observar todas as exigências necessárias por lei francesa para a obtenção do visto de permanência estudantil na França, incluindo a proficiência mínima na língua francesa em nível B-2.

  12. Mais esclarecimentos serão dados pelo Maestro Claude Brendel logo após a entrega da premiação no Concerto de Encerramento da Academia Claude Brendel.

ACADEMIA CLAUDE BRENDEL

PRÊMIO "REGENTE DESTAQUE"

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

 

1 - O PRÊMIO REGENTE DESTAQUE da Academia Claude Brendel é conferido aos 4 regentes mais experientes da Academia. 

2 - Os critérios utilizados pelo maestro para a escolha dos 4 regentes baseiam-se no rendimento e potencial do regente para conduzir os ensaios e reger a orquestra a contento no concerto de encerramento.

3 - A critério do Maestro, segundo o nível dos regentes, pode não escolher os 4, mas número inferior e/ou nenhum regente.

4 - O prêmio consiste em:

 

I. Ensaiar a orquestra e reger no concerto de encerramento da Academia um ou mais movimentos de uma obra, à escolha do Maestro Claude Brendel.

II. Receber certificado de REGENTE DESTAQUE

III. Inscrição gratuita como ALUNO EXECUTANTE na edição seguinte da ACADEMIA CLAUDE BRENDEL (caso haja).

IV. Mentoria Exclusiva Sobre GERENCIAMENTO DE CARREIRA com o Maestro CLAUDE BRENDEL.

Obs: Esses prêmios serão atribuídos exclusivamente aos REGENTES DESTAQUES. O regente contemplado com a BOLSA DE ESTUDOS receberá outros prêmios (ver REGULAMENTO DO PRÊMIO BOLSA DE ESTUDOS

5 - O REGENTE DESTAQUE de edição anterior NÃO PODERÁ concorrer ao mesmo prêmio no ano seguinte, exceto se ele decidir se inscrever como um novo aluno (realizando a inscrição pelo site e o pagamento da taxa como ALUNO EXECUTANTE) na edição seguinte.  

6 - Fica a critério do Maestro Claude Brendel estipular demais critérios e/ou regras para a escolha dos regentes e funcionamento do concurso/prêmio.

ACADEMIA CLAUDE BRENDEL

PRÊMIO "JOVEM TALENTO"

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

 

1 - O PRÊMIO JOVEM TALENTO da Academia Claude Brendel é conferido aos instrumentistas da Orquestra Sinfônica da Academia Claude Brendel que se destacam durante a Academia.

2 - Os critérios utilizados pelo maestro para a escolha dos premiados baseiam-se no rendimento e potencial dos instrumentistas durante os ensaios e apresentações.

3 - A critério do Maestro, segundo o nível dos instrumentistas, pode ser escolhido NENHUM, um ou mais instrumentistas.

4 - O prêmio é uma condecoração que será entregue na cerimônia de encerramento.

5 - Fica a critério do Maestro Claude Brendel estipular demais critérios e/ou regras para a escolha dos instrumentistas.

                             GALERIA DOS PREMIADOS NA

                             ACADEMIA CLAUDE BRENDEL

                                             Edição 2019

Regentes Destaques

- JOHNNY MEURER

- EVANDRO RODRIGUESE

- HUMBERTO LELIS

- FELIPE AYALA

Bolsistas (REGENTES)

- MATHEUS AVLIS

- OLGA REGINA

Bolsistas (INSTRUMENTISTAS)

- GUILHERME ALEXANDER (Violino)

- ELISSANDRA DE SOUZA (Contrabaixo)

- RUTE BRITO (Violoncelo)

- SAMUEL ARAÚJO (Contrabaixo)

- MARCOS ALMEIDA (Flauta)

- TALÍA VIEIRA (Flauta)

- SABRINA COSTA (Oboé)

- LUAN ALMEIDA (Clarineta)

- JEFFERSON CARVALHO (Trombone)

Prêmio JOVEM TALENTO

- DANIEL LEMOS (Trompa)